Ancelloti não vem, viva Dorival Junior

Durante meses, a discussão foi quando o técnico do Real Madri, o italiano Ancelotti, chegaria para assumir a seleção brasileira de futebol e nos reconduzir à antiga trilha de vitórias que, por décadas, colocaram nossa seleção no galho mais alto da árvore que abriga o futebol internacional.

Chega, agora? Não, chega mais tarde porque agora tem que treinar os espanhóis. Chega de bermuda, vara de pesca e samburá. Chega de carrinho de rolimã. Enfim, chega e salva a pátria, pelo menos nos comunicados da CBF, que, por meses e meses, desde a derrota humilhante na última copa do Mundo, tenta tapar o sol com uma rede de pesca de malha larga que não engana ninguém.

O futebol brasileiro foi. Hoje, não é mais e tem pouca perspectiva que indique que no futuro próximo o quadro possa mudar. Seguimos exportando craques, temos jogadores muito bons, mas parte deles, desde o começo da carreira, só quer grana e festa, muito mais do que jogar futebol.

De outro lado, somos os inventores do futebol para trás, numa clara demonstração de nossa capacidade de inverter a ordem das coisas, mas que, como pode ser visto no desempenho da seleção e no que aconteceu no Mundial de Clubes, não tem como dar certo.

A premissa básica do futebol é marcar gol no adversário. Como para isso é preciso atacar, não tem como o futebol para trás ganhar jogo.

O Ancelotti vinha para colocar ordem na casa, resgatar o gênio, o caráter e a personalidade do futebol brasileiro para, na próxima Copa do Mundo, as coisas voltarem a ser como já foram.

Durante esse tempo todo, o Ancelotti nunca disse que viria. Agora, disse que sua prioridade sempre foi o Real Madri e por isso não vem. A alternativa é Dorival Junior, que deu jeito no São Paulo. Ele tem muito trabalho pela frente, mas se deixarem trabalhar, pode dar certo.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.