Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

APL nos 90 anos da USP

No dia 25 de janeiro, São Paulo comemorou seu aniversário de não tão pacíficos 470 anos e a USP, a Universidade de São Paulo, comemorou seus 90 anos.

A USP é a melhor Universidade da América do Sul e a única universidade brasileira na lista das cem melhores do mundo. Não é pouca coisa, se pensarmos que ela tem apenas 90 anos e que a Universidade do México e a Universidade do Peru foram fundadas no século 16, enquanto parte das grandes universidades norte-americanas remontam aos 1700.

A Universidade de São Paulo foi o ponto de não retorno dos paulistas após a derrota na Revolução de 1932. Ela é a grande vitória do Estado na sua luta contra o atraso nacional e explica o progresso paulista frente à estagnação da nação.

Fruto da vontade férrea de Julio de Mesquita Filho, com seus companheiros Fernando de Azevedo, Teodoro Ramos e outros idealistas preocupados com a educação no Brasil, ela nasce num primeiro documento de 1926, para ser oficialmente criada pelo interventor no Estado, Armando de Salles Oliveira, cunhado de Mesquita Filho, em 25 de janeiro de 1934.

Com a missão de formar lideranças preparadas para enfrentar os desafios acadêmico, político e empresarial brasileiros, ao longo de sua história, a USP deu conta de sua missão, formando presidentes da República, políticos, magistrados e empresários que contribuíram significativamente para a história do país.

Nos seus 90 anos, a USP decidiu homenagear instituições que, de uma forma ou outra, participaram de sua jornada. Entre elas, a Academia Paulista de Letras recebeu a “Medalha Armando de Salles Oliveira”, pela estreita parceria que faz de alguns dos mais notáveis professores e alunos da USP acadêmicos da APL. Que esta parceria dure outros 90 anos!

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.