Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Sorvete

Sorvete é uma das grandes invenções da humanidade. Não sei quem foi o gênio que criou o sorvete, nem sei se é uma invenção individual ou uma obra coletiva, em permanente evolução e aperfeiçoamento, com erros e acertos, como acontece todas as vezes que o ser humano se mete a fazer alguma coisa.

Também não sei quantos anos tem o sorvete, nem qual o mais antigo, mas imagino, por causa do gelo, que é não é uma invenção egípcia, como a cerveja, que é tão boa quanto o sorvete, e que já era produzida alguns mil anos atrás, às margens do Nilo.

Todo sorvete, em princípio, é bom. Cada um gosta do sorvete que gosta, mas não gostar de um sabor ou de uma consistência não significa que aquele determinado sorvete não é bom, significa apenas que você prefere outro.

Tem sorvete de tudo que é jeito, fabricado de diferentes formas, com diferentes ingredientes, que variam do leite à água, passando pelos sucos de frutas e outras possibilidades.

Das grandes marcas industriais aos sorvetes das pequenas sorveterias das cidades do interior, a diversidade é o diferencial que faz o sorvete ser o sorvete, sem preconceitos, sem diferenças, com julgamentos gustativos subjetivos, de acordo com o paladar de cada um.

Um sorvete que eu nunca esqueci e que até hoje vive na minha memória, apesar de terem se passado perto de sessenta anos, é o sorvete de nata com limão da Sorveteria Guarujá, desaparecida há décadas.

Atualmente, a variedade é imensa e alguns sorvetes autorais provavelmente são tão bons quanto os da Sorveteria Guarujá, mas tem lembranças que ajudam a construir nossa história e que dão suporte à nossa jornada. O sorvete de nata com limão da minha infância é uma delas.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.