Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Carnaval

[Crônica de 4 de março de 2014]

Muito antes do mundo ser mundo, quer dizer, antes do ser humano começar a escrever sua história, já era prática temer os deuses e festejar as conquistas.

Algumas esporádicas, outras perenes, especialmente depois do começo da agricultura e da dependência do tempo para garantir a comida de cada dia.

Na sua longa evolução, depois do fogo, da roda e do arado, o ser humano descobriu que festejar era bom. E que algumas festas eram melhores do que as outras.

Se havia necessidade de jejuns, abstinências, pagamento de pecados e até sacrifícios humanos, havia também as festas alegres, os bacanais, as comemorações das boas safras.

Solstícios e equinócios ocuparam seus espaços. A ciência e o conhecimento vieram auxiliar a divisão do ano. E os séculos passaram e as festas evoluíram e o carnaval chegou. 

Festa que é festa é o carnaval. Essencialmente um rito pagão, a igreja cristã o incorporou como válvula de escape para o rigor da quaresma que vem logo depois.

O carnaval solta as amarras, abre as comportas, permite que cada um seja, ou não, o que realmente ele é.

Máscaras, fantasias, liberdade e libertinagem, com roupa e sem roupa, tomaram conta de parte do mundo. E o Brasil ficou famoso.

Carnaval que é carnaval é aqui. Viva nós, viva tudo, viva o Chico barrigudo! 

E você sai pra festa. Fantasiado de Ali Babá, pronto pra correr dos 40 ladrões.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.