Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Mais igrejas do que escolas

Eu não sei até agora o que eu devo pensar. A notícia é no mínimo inusitada e nos coloca num lugar muito especial entre as nações do mundo.

O Brasil tem mais igrejas do que escolas e hospitais somados. Não, não é fake news, é informação oficial do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, encarregado dos sensos oficiais do país.

De acordo com o IBGE, o Brasil tem mais de 570 mil igrejas de todas as tendências, credos, ritos e outras variáveis que interferem na abertura e consolidação dos templos ao longo dos milênios.

A região que pontifica imbatível é a Região Norte. A região onde há menos templos por cem mil habitantes é o Sudeste, puxado por São Paulo.

É bom? É ruim? Confesso que até agora não consegui me posicionar, nem entender direito o que isso quer dizer. 570 mil igrejas! Numa conta simples, são cento e dez igrejas por município.

Isso é teoria. Tem munícipio com poucas igrejas e outros com muitas igrejas. É uma questão de capacidade de pagar o dízimo. Ou de sustentar os religiosos que garantem o sucesso delas todas. De apóstolos a cardeais, passando por uma infinidade de bispos e pastores, tem para todos os gostos. De toda as origens, sérias e menos sérias, mas pregando a palavra de Deus, ainda que interpretada de uma forma peculiar.

A religião faz bem, é o caminho para se aproximar de Deus. Então todas devem ser respeitadas. Afinal, se existem é porque tem fiéis que acreditam nelas e isso deveria bastar.

Onde a notícia pega e pega pesado é que o Brasil tem mais igrejas do que hospitais e escolas somados. 

Eu tenho certeza de que o trato da alma é importante e resolve uma série de questões sem respostas. Mas será que hospitais e escolas não são importantes? Será que a proporção está correta ou falta apoio para o corpo?    

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.