Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Seicentos mil casos de dengue

Começamos o ano com o pé errado, seja ele qual for, o direito ou o esquerdo. Como canhoto, não me conformo com a expressão “começou com o pé direito”. Por que o pé direito é mais certo do que o pé esquerdo? Gostaria de lembrar que Pelé, o maior entre os maiores e que dá saudades da época em que futebol era coisa séria neste país, era meia esquerda. Quer dizer, deveria chutar mais com o pé esquerdo. Ele chutava com os dois pés, o que democraticamente coloca o direito e o esquerdo no mesmo patamar.

Voltando ao erro, o país entra em 2024 com mais de 600 mil casos de dengue em dois meses. E algumas dezenas de mortos. É para ficar preocupado. Os números apontam uma explosão da doença transmitida pelo aedes aegyptis, que, além da dengue, ainda passa chicungunha e zica, todas doenças bastante sérias e correndo soltas no território brasileiro.

Digam o que disserem, os casos de dengue configuram uma epidemia. 600 mil casos em dois meses é uma epidemia, por mais que tentem dizer que não é. 

A notícia boa é que existe vacina para combater a dengue. A notícia não tão boa é que o Ministério da Saúde comprou doses suficientes para vacinar apenas uma pequena parte da população. Então, não vai resolver.

O quadro fica mais sério quando se mapeia a sequência de doenças que vêm pela frente. O aumento da dengue, na medida que elas são transmitidas pelo mesmo mosquito, implica no aumento da zica e da chicungunha. E os casos de covid19 também estão subindo.

Como nos próximos meses teremos gripe, pneumonia, doenças respiratórias, sarampo e o mais que faz parte permanente das mazelas da saúde pública nacional e como, do outro lado, não há nada que indique que os governos investirão mais em saúde, seguir saudável será sorte.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.