Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Tem religião melhor que a outra?

Deus é Deus e as religiões são o caminho para se chegar mais perto dele. Religião não é fim, é meio. É uma das formas encontradas pelo ser humano para se aproximar do que é muito maior, do que ele não entende, do que ele sabe que existe, mas está além da sua compreensão.

Deus é o todo, ou o tudo, ou a soma de todas as palavras e da falta de palavras, do espanto e da revelação. Do que está escondido e do que está debaixo do sol, iluminado e iluminando dentro e fora, a alma e o espírito, que não são a mesma coisa.

Deus está além da capacidade de entendimento e de percepção. Ele existe? Ele não existe? Alguém disse, já faz tempo, que a melhor prova da existência de Deus são os ateus. Ninguém nega o que não existe. Se o ateu nega Deus é porque Deus existe.

E a religião, ou as religiões, são o caminho para tentar explicar o inexplicável e nos aproximar dele, ainda que minimamente, para dar um sentido à vida. 

Deus, Jeová, Javé, Alá, Abraxas, Júpiter, Baal, Osires, Tupã… são apenas nomes e ideias para facilitar a aproximação entre o ser humano e aquilo que é tão grande que não tem definição, mas que é um só e que abarca tudo, o que existe e o que não existe. 

Deus é, absolutamente. Não comporta adjetivos, não comporta definições, não tem explicação. Sempre foi, é e seguirá sendo, independentemente de qualquer fator ou sua negação.

As religiões são caminhos para tentar chegar mais perto, ter um consolo ou uma esperança. Por isso, nenhuma religião é melhor ou pior, todas são estradas. Uma serve melhor a você, outra atende os anseios dele. Cada uma é uma forma de procura, de apoio e consolação. Todas são buscas válidas para a tentativa de uma resposta.    

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.