Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Dor de dente

Eu tenho uma amiga que diz que nada é mais humilhante do que dor de dente. Segundo ela, a dor de dente tira a dignidade da dor, diminui a seriedade da dor, redimensiona para menos milhares de anos de torturas e sofrimentos impostos ao ser humano pelo ser humano, sem querer e de propósito, numa infindável lista que se inicia assim que ele descobre o poder das armas, no início, pedradas e pauladas, no inimigo que ele mata, aprisiona e devora, em rituais de honra e coragem ou de vergonha.

Concordo com ela. A dor de dente existe para degradar a sensação da dor, a importância do sofrimento físico, o orgulho do torturado. Não há orgulho possível numa dor de dente. Ela é mixa, menor, quase vergonhosa. Aliás, só não é uma completa vergonha porque dói, dói muito, indiretamente tortura a alma e diretamente macera o corpo e isso salva um mínimo de respeito por ela, que cai inadvertidamente feito raio na cabeça da vítima.

Literalmente, a dor de dente cai feito um raio na cabeça da vítima. Seja a dor local, a dor no dente afetado, seja na dor que se espalha por cada nervo e toma a cabeça, fazendo os olhos tremerem como luz estroboscópica, numa sucessão de picadas de ferro em brasa, até o desespero, que cresce em ondas que se difundem pelo corpo e tiram o sossego da alma.

Dor de dente é dor de dente, não tem comparação com outra dor. Ela dói profundamente, constantemente, vergonhosamente, enlouquecedoramente, até atingir o âmago do ser e confirmar a derrota do corpo e da alma de sua vítima indefesa.

É nessa hora que odontologistas ganham uma dimensão heroica. Só eles e elas, com suas artes mágicas, são capazes de acabar com a dor de dente, ainda que para isso causem outras dores atrozes, que só se justificam pelo fim a ser alcançado: o fim da dor de dente.  

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.