Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Um patrimônio nacional

A USP (Universidade de São Paulo) é a melhor universidade da América Latina e a única universidade brasileira entre as cem melhores do mundo. 

Não é pouca coisa quando lembramos que ela acaba de completar 90 anos de existência e universidades peruana e mexicana têm mais de 400 anos.

A USP começou a ser pensada como algo a ser feito em 1926. O idealizador da universidade foi o jornalista Júlio de Mesquita Filho. A questão da educação no país sempre foi uma de suas prioridades e a criação de uma universidade aparecia como o caminho certo para atacar o problema, pela formação de uma elite de educadores, empresários e políticos capazes de pensar o Brasil com a dimensão que a nação deveria ser pensada e estruturada.

Alguns anos se passaram. São Paulo perdeu a guerra de 1932. Júlio de Mesquita Filho foi exilado, juntamente com outros líderes do movimento. 

Rapidamente, Getúlio Vargas compreendeu quem sem São Paulo não era possível criar um Brasil moderno. Para pacificar o Estado, nomeou interventor Armando de Salles Oliveira, cunhado de Mesquita Filho e permitiu o retorno dos exilados.

Em 25 de janeiro de 1934 Armando de Salles Oliveira baixa o decreto que criou a USP. Neste meio tempo, Júlio de Mesquita Filho enviara para a Europa Teodoro Ramos com a missão de contratar os professores para criar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Agregando a ela a Faculdade de Direito, a Faculdade de Medicina, a Escola Politécnica, a Escola de Agricultura Luiz de Queiroz e a Faculdade de Farmácia e Odontologia, que já existiam, o governo do Estado lançou as bases para criar a melhor universidade do país. A USP é dos paulistas, mas é patrimônio Nacional.  

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.