Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Paulo Nathanael

Meu querido amigo Paulo Nathanael Pereira de Souza morreu no dia 25 de maio. Morreu dormindo, ao que parece, sem sofrimento. Fazia tempo que ele estava com a saúde fragilizada, mas nem por isso faltava às sessões semanais da Academia Paulista de Letras. Ia de cadeira de rodas, com garrafa de oxigênio, levado por um cuidador competente e carinhoso, que prestava atenção nele durante todo o tempo que ficava lá.

Mas se a morte faz parte da vida de todos nós, ou melhor, a morte encerra as nossas vidas, e eu tenho outros amigos que morreram sem escrever uma crônica para eles, por que Paulo Nathanael merece essa deferência?

É simples. Paulo Nathanael foi um dos grandes educadores deste país. Não apenas um especialista, mas um educador, alguém que, ao longo da vida, pôs a mão na massa, vestiu a camisa, lutou por um ensino melhor e mais inclusivo.

Professor, formulador de políticas públicas para a educação, conhecedor do quadro dramático da realidade de grande parte dos jovens brasileiros, ele dedicou sua vida a buscar soluções para melhorar o quadro e dar uma educação de qualidade para milhões de alunos que até hoje sofrem sem um currículo eficiente.

Que o diga a piora na avaliação dos alunos das escolas públicas paulistas, teoricamente, as mais preparadas para formar jovens capacitados a seguir em frente em suas carreiras vitoriosas.

Tive o privilégio de conviver com Paulo Nathanael por mais de trinta anos. Fomos amigos, fomos parceiros na luta pela capacitação de jovens para os desafios do mundo profissional e fomos companheiros de Academia Paulista de Letras. Sua morte entristece os acadêmicos da Academia Paulista de Letras, mas, mais do que isto, empobrece o ensino no Brasil.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.