Os dados não mentem
Eu fico impressionado cada vez que eu ouço que tem gente que acha que os Estados Unidos estão acabados e que o Brasil, com ajuda da China, vai colocar o gigante ianque de joelhos.
Um antigo samba dizia que “quem acha vive se perdendo”, achar normalmente não leva a bom resultado, ainda mais quando a questão não precisa de achismos, os números estão aí, firmes, fortes, brilhantes e indiscutíveis para mostrar a realidade do quadro.
O PIB norte-americano passa dos 29 trilhões de dólares. Para uma noção da ordem de grandeza, apenas a verba destinada a saúde é maior do que o PIB brasileiro. E o segundo PIB do mundo é o chinês, na casa dos 18 trilhões de dólares, ou seja, mais de 10 trilhões de dólares menor do que o norte americano.
Os Estados Unidos não representam metade do comércio mundial, mas são os maiores players do planeta. São os maiores importadores e o segundo exportador, perdendo por pouco para a China.
No campo militar, eles têm 10 porta-aviões nucleares, com perto de 80 aviões de última geração em cada um. Nenhuma outra nação chega próximo dessa ordem de grandeza.
Como se não bastasse, ao contrário do Brasil, a China, como a imensa maioria dos países, não deixou de negociar com os norte-americanos um único minuto. Afinal, eles são os grandes importadores de produtos chineses. Assim, não tenha dúvida, se as negociações entre eles exigirem, a China não hesitará um minuto em deixar de comprar soja brasileira para compra soja norte-americana.
Afinal, como dizia o presidente francês, General Degaulle, países não têm amigos, países têm interesses. Na ciranda maluca que o mundo entrou, cada um vai olhar seu umbigo e pesar o que é melhor para ele.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.