Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os dados não mentem

Eu fico impressionado cada vez que eu ouço que tem gente que acha que os Estados Unidos estão acabados e que o Brasil, com ajuda da China, vai colocar o gigante ianque de joelhos.

Um antigo samba dizia que “quem acha vive se perdendo”, achar normalmente não leva a bom resultado, ainda mais quando a questão não precisa de achismos, os números estão aí, firmes, fortes, brilhantes e indiscutíveis para mostrar a realidade do quadro.

O PIB norte-americano passa dos 29 trilhões de dólares. Para uma noção da ordem de grandeza, apenas a verba destinada a saúde é maior do que o PIB brasileiro. E o segundo PIB do mundo é o chinês, na casa dos 18 trilhões de dólares, ou seja, mais de 10 trilhões de dólares menor do que o norte americano.

Os Estados Unidos não representam metade do comércio mundial, mas são os maiores players do planeta. São os maiores importadores e o segundo exportador, perdendo por pouco para a China.

No campo militar, eles têm 10 porta-aviões nucleares, com perto de 80 aviões de última geração em cada um. Nenhuma outra nação chega próximo dessa ordem de grandeza.

Como se não bastasse, ao contrário do Brasil, a China, como a imensa maioria dos países, não deixou de negociar com os norte-americanos um único minuto. Afinal, eles são os grandes importadores de produtos chineses. Assim, não tenha dúvida, se as negociações entre eles exigirem, a China não hesitará um minuto em deixar de comprar soja brasileira para compra soja norte-americana.

Afinal, como dizia o presidente francês, General Degaulle, países não têm amigos, países têm interesses. Na ciranda maluca que o mundo entrou, cada um vai olhar seu umbigo e pesar o que é melhor para ele.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.