A COP vai ou não vai?
A COP 29 teve mais de 150 países presentes em Baku, capital do Azerbaijão. A COP 30, até agora tem 71 países confirmados, o que não dá nem para votar tema sério, já que são exigidos 130 votos para acertar ou mudar alguma coisa.
Será que a COP amazônica vai ser um fracasso? Difícil ser otimista. Nada contra Belém, a cidade é encantadora, apesar do calor infernal, mas colocar uma COP lá, como o presidente do Brasil fez é correr um risco muito grande. Afinal, Belém não tem a menor estrutura para receber algo como uma COP.
É completamente diferente do Círio de Nazaré, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, os dois eventos não têm nada em comum, exceto acontecerem nas ruas de Belém.
Imaginar que a experiência de um pode ser usada para criar a base para desenvolver a infraestrutura do outro é sonhar que o uirapuru vai cantar na sua janela, no deserto de Atacama. No sonho pode ser que sim, no mundo real é certo que não.
O fantástico é que faltando menos de 2 meses para a COP 30 acontecer, a discussão ainda não passou da capacidade de receber os participantes, primeiro porque não tem lugar para todo mundo e, segundo, porque falta de lugar atiçou a cobiça da turma e os preços cobrados deixam os grandes hotéis 6 estrelas com vergonha de sua falta de ambição.
Fala-se em colocar parte das delegações em navios, tudo bem, só que os navios ficarão atracados a mais de 20 quilômetros de Belém. Como é que os ilustres passageiros serão transportados para a cidade? As embarcações amazônicas não são famosas pela segurança, especialmente as menores.
Entre cupuaçu e jenipapo, durma com esse barulho.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.