Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

“Começar Ontem”

José Renato Nalini e eu, além da amizade, temos em comum escrever um texto por dia. Ele um artigo, eu uma crônica.

Os artigos do Nalini são invariavelmente lições de como agir bem, diante de um mudo em transformação. Ele resgata textos antigos, narrando as ações das pessoas que ontem estavam em evidência e as compara com o que vai pelo mundo, hoje, quando nem tudo é transparente, limpo, ético ou honesto. A pergunta final é invariavelmente um convite para a reflexão sobre as diferenças entre o antigo e o que acontece atualmente, com recorrente vantagem, pelo menos ética, para o antigo.

Outro tema regularmente abordado pelo Nalini são as mudanças climáticas, que ele chama de emergências climáticas, porque entende que as mudanças já aconteceram e agora estamos em outro patamar, num momento crucial, quem sabe a derradeira oportunidade de contermos o avanço dos eventos climáticos, cada vez mais fortes e mais frequentes.

Faz tempo que eu e outros amigos insistimos com ele para selecionar estes artigos e publicá-los em livro. E o Nalini fez isso. “Começar Ontem”, que eu li na semana passada, é uma narrativa simples e objetiva sobre o que acontece com o clima e uma convocação e um pedido de ajuda para que todos, cada um no seu quadrado, adotem medidas de simples bom senso para somadas, auxiliar no combate a degradação do planeta.

O Nalini tem toda a razão, as coisas vão mal e aqui quem sabe o maior problema é a água. Além dos reservatórios estarem em situação crítica, pela irregularidade das chuvas, a represa de Guarapiranga, há muitos anos, é vítima de um processo de degradação que se não compromete o tratamento, coloca sob suspeita a qualidade do líquido oferecido.

Nalini, vai fundo, só bobo não percebe a seriedade do momento.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.