As igrejas paulistas

[Crônica de 9 de janeiro de 2002] Boa parte de nossa história o Brasil teve dois grandes polos de desenvolvimento e dois grandes polos políticos. Os dois polos de desenvolvimento foram São Vicente e Pernambuco e os dois polos de poder a Bahia e o Rio de Janeiro. As diferenças…

Continuar lendo

O Solar da Marquesa

[Crônica de 27 de fevereiro de 2004] O centro velho de São Paulo tem surpresas fantásticas, maravilhosas, apavorantes. É uma das regiões menos conhecidas dos moradores da cidade e, no entanto, foi lá que durante quase 400 anos a vila colonial viveu encarapitada, espremida em suas ruas estreitas, algumas com…

Continuar lendo

O comitê da sardinha

[Crônica de 1 de julho de 2005] João VI sorriu no seu caixão. Afinal, depois dele foi a primeira vez que alguém se preocupou seriamente com o problema da sardinha no Brasil. Ao contrário do que muita gente pensa, o rei português estava longe de ser um imbecil. Na longa…

Continuar lendo

O Brasil no primeiro mundo

[Crônica de 12 de janeiro de 2008] Se faltava alguma coisa para termos certeza de que estamos no primeiro mundo, como diz o presidente da república, agora, não falta mais. A prova vem com o clima. Nosso verão mudou de época para ficarmos iguais aos países do hemisfério norte, que,…

Continuar lendo

Férias 4

[Crônica de 15 de dezembro de 2001] A lua cheia brilha no céu como uma imensa escotilha se abrindo para os segredos do cosmos. No mar, uma estrada de prata me convida para descer às profundezas, conhecer os reinos de Netuno e Iemanjá. Ver os cavalos marinhos nadando entre as…

Continuar lendo

A espatódea heroica

[Crônica de 16 de janeiro de 2008] No final do ano o flamboyant do começo da Avenida da Raia Olímpica da USP não aguentou mais. Deixou suas últimas flores caírem, tingindo o chão com um vermelho intenso que para um desavisado seria sangue, não fosse o quadro confirmado pelas flores…

Continuar lendo

O clube Paulistano

[Crônica de 28 de abril de 2004] O clube Paulistano foi fundado em 1900. Eu sei por que está escrito no brasão do clube, pintado no muro. O clube Paulistano é um clube enorme que ficou maior ainda nos últimos anos. Eu sou da época que construíram a piscina perto…

Continuar lendo

Janeiro

[Crônica de 5 de janeiro de 2004] Podem dizer o que quiserem, mas a verdade é que São Paulo em janeiro é uma delícia. Em primeiro lugar o trânsito anda sem muito esforço, sem muita raiva dos motoristas, apesar da incompetência crassa da CET continuar invertendo a ordem dos sinais…

Continuar lendo

Ano novo

[Crônica de 31 de dezembro de 2013] Que 2014 seja melhor que 2013 e pior que 2015. Tem gente dizendo que será um ano difícil, muito difícil. Que a economia está desarrumada e que ninguém está fazendo nada para colocá-la nos trilhos porque 2014 é ano de eleição e para…

Continuar lendo

O veneno amigo

[Crônica de 15 de março de 1998] No imenso rol dos venenos que matam e causam sofrimento, um número muito maior do que a gente pensa serve também para salvar vidas. Começando pelo veneno das cobras, que é utilizado na fabricação do soro antiofídico, que salva  milhares de pessoas picadas…

Continuar lendo