Eu vivi atrás do muro

[Crônica de 2 de dezembro de 2009] Eu morei em Berlim Ocidental em 1978. Dez anos antes dos 20 anos que estão sendo comemorados agora. Era uma cidade fascinante, com uma vida cultural maravilhosa, cercada por uma muralha, como um anel que a abafava por todos os lados. Você entrava…

Continuar lendo

A igreja da Ordem Terceira

[Crônica de 25 de agosto de 1999] O centro velho de São Paulo, justamente por ser o centro velho, guarda tesouros deslumbrantes, que contam a história da cidade em cada uma de suas pedras, em cada racha e em cada mancha. Entre eles, as igrejas do largo de São Francisco,…

Continuar lendo

Meu universo é você

[Crônica de 14 de maio de 1999] Eu te vejo e sei que és um universo: tão vasto e tão misterioso; tão inacessível e tão impenetrável; tão fascinante e tão belo quanto o universo que nos rodeia e de onde vem a luz e a vida, e para onde vão…

Continuar lendo

Mais um livro

[Crônica de 8 de dezembro de 2003] Mais um livro. O terceiro. Todos mais ou menos focados em São Paulo e na vida dramática e misteriosa dessa cidade alucinada e alucinante, onde mais de dez milhões de pessoas se cruzam todos os dias. A homenagem é bonita e eu não…

Continuar lendo

Os shoppings enfeitados

[Crônica de 19 de dezembro de 2002] Os shoppings centers de São Paulo estão entre os mais bonitos do mundo. Ou pelo menos alguns deles. E, com certeza, o Iguatemi tem uma concentração de lojas finas como poucos lugares também têm. É na época do Natal que os shoppings de…

Continuar lendo

A Brasília verde

[Crônica de 14 de novembro de 2000] A vida é uma sucessão de imprevistos. A gente simplesmente faz uma coisa e acontece outra, completamente diferente. Ou então a gente não faz nada e acontece tudo que deveria ter acontecido se tivéssemos feito o que esperavam de nós. Em outras palavras,…

Continuar lendo

O mundo é belo

[Crônica de 14 de março de 2014] Quem disser que não, nunca viu, nem pela televisão. A verdade é que o mundo é belo. Vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo, diria o poeta que é uma rima, não uma solução. Mais vasta toda a imensidão. Tem vulcão, tem terremoto,…

Continuar lendo

25 anos de São Francisco

[Crônica de 29 de novembro de 2001] 25 anos é muito tempo. Corresponde a um quarto de século, ou a mais de 9.125 dias. Ou, ainda, a uma geração. No entanto, parece que foi ontem que tudo começou e a velha Faculdade de Direito do Largo de São Francisco se…

Continuar lendo

Juca de Oliveira na APL

[Crônica de 9 de dezembro de 2013] No dia 28 de novembro passado o ator e autor de teatro Juca de Oliveira tomou posse como titular da cadeira número 8 da Academia Paulista de Letras. Foi uma cerimônia comovente, especialmente pelo discurso do grande ator, relembrando seu pai e a…

Continuar lendo

Sobre a ordem das coisas

[Crônica de 22 de março de 2004] Descobriram um novo planetoide no final do sistema solar. Menor que a lua, e mais preguiçoso, sua órbita em volta do sol demora milhares de anos. É uma informação importante. Afinal, o conhecimento do cosmos é fundamental para a felicidade dos povos e…

Continuar lendo