Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

São Paulo, uma cidade rica e pobre

O contraste entre riqueza e pobreza convive nas ruas da capital

Moramos na capital que mais pulsa, conhecida como a cidade que não dorme por suas inúmeras opções de entretenimento. São Paulo é também a mais populosa do país, somos em cerca de 12,2 milhões de habitantes, nas contas do IBGE. E, ainda, é a que tem a maior contribuição no PIB nacional. Números que mostram a sua grandiosidade, mas que ocultam uma triste realidade: o tamanho da pobreza.

Há alguns anos quando andávamos pelas ruas da cidade, dificilmente encontrávamos moradores em situação de rua. O que víamos eram pessoas e famílias morando embaixo de viadutos. Mas, este cenário mudou. O número de moradores nesta situação vem crescendo e nos mais diversos bairros. E os números assustam.

Pelas contas do site Planeja Sampa existem entre 20 mil a 25 mil pessoas morando nas ruas. E esse número cresce a uma taxa média de 4,1% ao ano, superior ao crescimento da própria população paulistana, estimada em 0,7%, para o mesmo período. Uma realidade que vemos diariamente nas ruas e que está relacionada à crise econômica, taxa de desemprego, falta de oportunidade e à baixa escolaridade.

Somada à esta realidade, mesmo que não nos deparemos todos os dias por estar distante dos bairros centrais, há uma grande parcela da população que vive em favelas, muitas delas sem condições de saneamento básico. São dois milhões de pessoas nessas comunidades, cerca de 11% da população do município de São Paulo, pelas estatísticas do Centro de Estudos da Metrópole (CEM).

Por outro lado, a cidade é muito rica!. Você sabia que a maior contribuição no PIB nacional vem de São Paulo? Um montante que representou R$ 650,5 bilhões, em 2015, segundo o último levantamento do IBGE. Um valor que equivale à soma do PIB de todas as capitais das regiões Sul, Norte e Nordeste, e ao da Grécia?Um número grandioso, mas que contrasta com a triste realidade entre a riqueza e a pobreza de seus moradores. Uma realidade que precisamos enfrentar!

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.