Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A mais multirracial do país

340 mil imigrantes vivem em São Paulo e de origem cada vez mais diversificada

São Paulo é a cidade com a maior diversidade racial do Brasil, com seus braços abertos para imigrantes. E isso vem desde o período colonial, quando chegaram por aqui os primeiros portugueses, espanhóis e holandeses. Mais adiante, a cidade abrigou italianos, japoneses e alemães, entre outros, que deram origem a bairros tradicionais, como o Bixiga e a Mooca. Hoje, cerca de 340 mil imigrantes vivem em São Paulo e das mais diversas partes do mundo.

Ao andarmos pelos bairros da cidade de São Paulo, encontramos pessoas dos mais diversos países, línguas diferentes e uma grande diversidade gastronômica que estes estrangeiros trouxeram para nós. Há bairros que tipicamente se formaram pelas famílias de imigrantes, como é o Bixiga, pelos italianos, e a Liberdade, que concentra a 2ª maior população de asiáticos do mundo, perdendo apenas para Chinatown, nos Estados Unidos.

Toda esta diversidade faz de São Paulo uma cidade única no país. E, cada vez mais, com uma população de estrangeiros bastante diversificada. Você sabia que depois dos portugueses são os bolivianos que têm a maior colônia de imigrantes na cidade? Sim, são eles. A maioria deles está nos bairros do Bom Retiro, Brás e Pari. E atualmente, eles dividem espaço também com outras comunidades numerosas, como da Coreia do Sul, China, Peru e Paraguai.

E se no passado o forte da imigração para São Paulo era por parte dos europeus e japoneses, nós temos cada vez mais recebido povos da América do Sul, em maior peso, haitianos, argentinos e chilenos, tanto que um levantamento divulgado pela São Paulo Turismo (SPTuris) mostra que entre as quinze maiores comunidades de imigrantes em São Paulo, dez delas são de países europeus e da América do Sul, e três são da Ásia.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.