Praças e parques contrastam com a turbulenta São Paulo

No entanto, muitas áreas verdes carecem de conservação e manutenção

Em contraste ao concreto e à poluição da maior metrópole do país, São Paulo abriga 94 parques e 4.775 praças, que guardam grandes preciosidades, como as obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer, no Parque do Ibirapuera, e uma diversificada fauna no Parque Jardim da Luz, o primeiro parque público da cidade. É nas praças e nos parques que as pessoas interagem entre si, fazem piqueniques, esportes e passeiam com seus cachorros. Mas quando o assunto é conservação desses espaços…

A cidade de São Paulo tem uma característica particular, alguns bairros são rodeados de praças, outros, mal têm áreas verdes. Quem mora nas redondezas, tem o privilégio de desfrutar do maior parque da cidade, o Parque Anhanguera, na zona norte, o do Carmo, na zona leste ou o Parque do Ibirapuera, na zona sul, apenas para citar os três maiores.

E no centro estão as praças mais tradicionais que, como herança de suas histórias, dispõem de obras e edifícios icônicos na paisagem urbana. A exemplo da Praça da Sé, com a Catedral da Sé em estilo gótico, a Praça Ramos de Azevedo e o Largo de São Francisco, com a mais antiga Faculdade de Direito do país, fundada em 1827.

Por outro lado, a conservação das áreas verdes de São Paulo deixa a desejar, não é raro encontrarmos praças deterioradas, sujas, com bancos quebrados e lixeiras arrebentadas. E um levantamento do Sinaenco-SP, Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva, comprava isso: 82% das praças da cidade, de um total de 4.775, apresentam problemas.

A boa notícia é que hoje vemos, cada vez mais, os próprios frequentadores se mobilizarem e se reunirem para limparem as praças, um exemplo de solidariedade. Além da Prefeitura de São Paulo ter o programa “Adote uma Praça”, que já atraiu muitas empresas de diversas áreas e cidadãos. Apenas neste ano, foram 1.194 praças adotadas.

E esta iniciativa não acontece somente por aqui. Programas similares já existem em outras cidades, como em Sorocaba, Mogi das Cruzes, Itu e Aguaí, e não se restringem somente a São Paulo, a exemplo de Blumenau (SC), entre outras. E cada um de nós devemos fazer a nossa parte, ajudando na conservação das praças. Um simples exemplo é não deixar lixo por lá.