Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A arte do grafite que se confunde com pichação

Uma ganhou projeção mundial, a outra, não tem credibilidade

Considerada a capital brasileira do grafite, pelos bairros de São Paulo o que vemos são obras que expressam a arte de rua, em fachadas, prédios, muros e até em uma rua inteira, como é o caso do Beco do Batman, na Vila Madalena. São grafites que deixam a cidade mais alegre, com toda a criatividade de seus artistas, nos seus mais diversos estilos. Porém, essa arte de rua se confunde com uma outra forma de se expressar, a pichação, que é ilegal.

Muitas pessoas confundem o que é pichação com grafite. Ambos nasceram no século XX como uma forma de se expressar, de se manifestar. Grafite é um desenho ou uma imagem, pichação é escrita. No dicionário, ela deveria estar associada a manifestações políticas, mas ganhou outras conotações e, muitas vezes, é puro vandalismo, como podemos ver na fachada do Teatro Municipal e em outros imóveis históricos na região central da capital de São Paulo.

Mas em se tratando de arte de rua ou street art, o Brasil é reconhecido globalmente e São Paulo é considerada a capital brasileira do grafite, além de ser uma das mais famosas do mundo neste quesito. Por aqui, nós temos grandes nomes reconhecidos internacionalmente, como os irmãos Gustavo e Otavio Pandolfo, Os Gemeos. Algumas de suas obras estão expostas no bairro em que eles nasceram, o Cambuci.

Outro nome que partiu de São Paulo para conquistar o mundo foi Eduardo Kobra, a sua projeção se deu com o projeto Muro das Memórias na cidade de São Paulo, o qual ele retratou cenas antigas da capital, entre as esquinas das ruas Henrique Schaumann e Cardeal Arcoverde. Hoje, as suas obras podem ser vistas em várias cidades do Brasil e em 17 países.

E muitos outros exemplos podem ser encontrados na cidade de São Paulo, de artistas que fizeram da arte de rua a sua profissão. Vale a pena fazer um tour!. São muros, paredões, prédios, entre outros, que retratam cenas do cotidiano, de pessoas e animais. Porém, alguns destes grafites convivem com pichações, estragando estas obras que passaram a fazer parte da história da cidade.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.