Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Cidadania: Como a praticamos?

As falhas estão nas pequenas atitudes no dia a dia

Viver em sociedade não é uma tarefa fácil. Muito se diz sobre cidadania, mas não são todos que a praticam. E exemplos são nítidos no nosso dia a dia, tanto em pequenos municípios como em uma grande cidade como São Paulo, aonde a convivência envolve um contingente de mais de 12 milhões de pessoas. O respeito às regras e ao próximo nem sempre é o que vemos, o que torna a convivência muitas vezes insuportável. E tudo começa pelas pequenas atitudes.

Cidadania nada mais é do que os direitos e deveres que as pessoas exercem vivendo em sociedade ou que deveriam exercem. Porém, no cotidiano, não é bem o que vemos. Não é raro encontrarmos motoristas que avançam a faixa de pedestre e, por outro lado, ciclistas e pedestres que utilizam as vias públicas no meio dos carros.

Também não é raro vermos sacos de lixos espalhados pelas calçadas em horários inapropriados ou em dias em que a coleta não é realizada. E o problema é sério. Somente a cidade de São Paulo gera cerca de 18 mil toneladas de lixo diariamente. Agora, imagine se cada um de nós descartarmos o nosso lixo quando e a hora que quisermos. Um descuido que pode resultar em um problema de saúde pública, para mim, para você e para todos nós.

Você pode se interessar:

E o velho jargão popular “O seu direito acaba aonde começa o meu” cabe como uma luva na questão da cidadania. Outro exemplo disso é o barulho. Quem é que tem ou nunca teve um vizinho que achando que estava em um verdadeiro show de rock colocou o som no volume máximo sem se ater se está incomodando quem está do outro lado do muro? Sim, isto acontece, mas não deveria acontecer, principalmente em horários inapropriados.

Os exemplos são inúmeros de desrespeito ao próximo e de falta de cidadania. Porém, devemos nos atentar a praticá-la, somente assim viveremos em uma sociedade melhor. E a questão está nas pequenas atitudes, tanto que nas estatísticas da Policia Militar a maioria das ocorrências é de brigas de vizinhos, o que mostra que ainda estamos longe de sabermos viver em sociedade.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.