Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Tipicamente paulistana

Gírias e expressões que dá para
saber de onde você é

Em qualquer cidade do mundo, as pessoas têm gírias e expressões no seu linguajar que mostram claramente de onde elas são. Nós, em São Paulo, também temos muitas peculiaridades na nossa forma de falar. Arrisco a dizer que a gíria mais paulistana de todas seja “meu”. Também há aquela carinhosa para a padaria, padoca, para se referir ao trabalho, trampo, e para as horas de lazer, dar um rolê ou balada. E a lista não para por aí.

Se você reparar, é bastante curioso a forma como as pessoas se expressam. Às vezes, usando palavras que nem existem no dicionário e quando elas estão em grupo há um linguajar próprio, quem não faz parte dele, dificilmente entende o que está sendo dito. E isto também se caracteriza nos diferentes bairros de São Paulo. Da periferia foi herdada a palavra mano.

E há expressões que já se tornaram corriqueiras no dia a dia de quem vive em São Paulo, como: da hora, tá ligado e dar área, o que significa ir embora. E o paulistano uso muito o termo tipo em suas frases, principalmente, tipo assim, e abrevia a palavra sossegado para sussa. Fazer bagunça também ganhou uma palavra própria: zoar. E para quem curte aquele churrasco no final de semana, o termo é churras.

São tantas as gírias e as expressões que nem nos damos conta do quanto elas estão presentes no nosso vocabulário. Hoje, ninguém mais anda de bicicleta, mas sim de bike, ninguém mais bebe cerveja, mas toma breja, e vai de busão comer uma feijuca. E quando o programa ou algo é incrível, dizemos que ele é top e nos referimos à nossa cidade como cinza. Comer um dogão com purê também é tipicamente de nós paulistano. E para finalizar, partiu!.

Qual gíria você mais usa?. Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.