Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Ventos que assustam

Eles estão mais recorrentes e mais fortes

O outono é caracterizado por manhãs mais frias, dias quentes e queda de temperatura ao entardecer, e também pela redução gradativa das chuvas, tão comuns na estação anterior. Mas, o que temos visto em São Paulo tem surpreendido quem vive na cidade, de uma hora para outra, o céu fica totalmente encoberto e na sequência rajadas de ventos chegam a nos assustar, como uma premissa de que uma tempestade está por vir.

Se o verão já foi atípico em São Paulo, mais quente do que no ano anterior e também mais chuvoso, inclusive segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) choveu 20% mais que o previsto, este outono também está um pouco diferente. Não tem sido raras as rajadas de vento balançando as árvores de tal forma que parecem que elas irão cair, algumas chegam a cair, e as rajadas são seguidas por uma chuva forte.

E isto não é uma exclusividade da capital paulista, acompanhando as notícias, todos nós ficamos chocados com o que aconteceu no Rio de Janeiro, a chuva forte no início do mês de abril, considerada a pior dos últimos 22 anos, provocando enchentes em grande parte da cidade. E mais recentemente foi a vez do litoral norte de São Paulo ser tomado por ventos de mais de 100 km/h, causando muitos transtornos, interdição de estrada e até fatalidades.

O que parece ser cena de filme, está ficando mais próximo de todos nós, o que muitos atribuem às mudanças climáticas. E de fato, a Terra está mais quente. No ano passado, a média global foi 0,83ºC superior às médias de 1951 e 1980, segundo medição da NASA. Pode parecer pouco, mas o avanço anual da temperatura tem sido recorrente e isto não apenas afeta todo o nosso planeta, como todos nós temos a ver com isso.

O que você faz pelo planeta?. Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.