Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Para os amantes de livros

São Paulo oferece ótimas bibliotecas, um programa imperdível

Tem certas coisas na vida que são insubstituíveis, como um bom livro impresso, mesmo que a tecnologia já tenha trazido para nós o e-book. E mesmo em plena era digital, as bibliotecas continuam firmes e fortes, e muitas em São Paulo também encantam pela sua arquitetura, como é o caso da biblioteca Mário de Andrade, que data de 1925, e a biblioteca do Parque Villa-Lobos, uma construção mais recente. Nesses espaços, nós podemos encontrar milhares de livros e muitas histórias para contar.

No passado, há quem dizia que a televisão substituiria o rádio, o que não aconteceu, e agora há quem diga que os livros estão fadados a desaparecerem. É verdade que, infelizmente, as vendas nas livrarias despencaram, mas sempre haverá aqueles que adoram uma boa leitura e, claro, o escolhido é o livro impresso. E nada melhor do que uma tarde de domingo para colocar isto prática, eu particularmente adoro.

Outro programa que também considero imperdível é conhecer as bibliotecas da cidade, e em São Paulo são muitas. Somente as subordinadas à Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas totalizam 54. E uma delas é a Mário de Andrade, a maior biblioteca municipal do Brasil, aonde podemos encontrar um dos mais importantes acervos documentais e bibliográficos do país. Outra opção é as bibliotecas do Centro Cultural de São Paulo.

No plural mesmo, pois o espaço abriga seis bibliotecas e um acervo de aproximadamente 120 mil livros e documentos. E na região de Pinheiros, nós temos a biblioteca Alceu Amoroso Lima, um local que também se tornou um ponto cultural, em meio a sua arquitetura que, curiosamente, foi projetada com a ajuda de bibliotecários. Há também a biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, que não é destinada somente a este público.

São vários os exemplos que eu poderia citar, mas paro por aqui para o texto não ficar muito extenso. Acho que vale fazer uma busca e definir o seu roteiro. Afinal, tem bibliotecas para todos os gostos na cidade e muitas delas têm atrações culturais, o que também é um programa bastante agradável.

Você frequenta bibliotecas? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.