Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Quem vive sem os pets?

E eles conquistaram até o direito ao transporte público

Andando pelas ruas da cidade é fácil encontrar uma pessoa passeando com o seu cachorro. E não é exagero dizer que os animais de estimação já são membros da família. Cada vez mais, aumenta o número de pet shops em São Paulo, número que já ultrapassou ao de padarias na cidade, e mais recentemente, eles conquistaram o direito ao transporte público, porém, com algumas limitações.

Na mesma proporção em que o Brasil tem a segunda maior população de cães e gatos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, também é grandioso o número de pet shops no Brasil, são cerca de 30 mil, a grande maioria, cerca de 5 mil, está na cidade de São Paulo. E há um bom tempo, mais precisamente em 2011, este número ultrapassou ao de padarias por aqui.

Se você notar, cada vez mais paulistanos têm animais de estimação, principalmente cães e gatos. E se antes não tinham por trabalharem fora o dia inteiro, ou porque estudavam e não queriam deixar os pets sozinhos, hoje este cenário mudou. Basta perceber o quanto a profissão de passeador tem crescido, também conhecido como dog walker.

Outra mudança é que os nossos melhores amigos conquistaram mais espaço, não somente nas nossas casas, já que antes a maioria ficava no quintal e hoje alguns deles dormem até com os seus donos, mas também eles conquistaram o direito ao transporte público em São Paulo. Porém, com algumas limitações.

O pet precisa ter no máximo 10 kg e estar em uma caixa apropriada. Desde 2015, isto era permitido nos ônibus municipais. No início deste ano, a lei passou a valer também no metrô, nos trens da CPTM, no VLT e nos ônibus intermunicipais do Estado de São Paulo. E a regra vale como para um passageiro: a tarifa regular deve ser paga pelo assento.

E para finalizar e mostrar o quanto eles estão cada vez mais presentes em nossas vidas, pela primeira vez no ano passado, o mercado brasileiro de produtos pets ultrapassou o do Reino Unido, passando a ocupar a segunda posição no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.