Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Tempo de aconchego

E também de sermos mais solidários

Nós estamos na estação mais fria do ano. E aqui em São Paulo, o inverno é caracterizado pelas baixas temperaturas e escassez de chuvas. O clima frio e seco pede aconchego, um bom vinho, um chocolate quente, um fondue, e programa não falta para fazermos nesta época do ano. É também nesta estação que as pessoas ficam mais elegantes com seus casacos, cachecóis e botas. Porém, nem todos têm esta possibilidade.

A temperatura despencou e não seria para menos, estamos em pleno inverno. Um período que se estende até o dia 23 de setembro, quando o frio dá lugar a temperaturas mais amenas. Mas até lá, nós temos um bom tempo para curtir esta estação do ano que, como as demais, também tem o seu charme. E São Paulo oferece muitas opções.

Há vários restaurantes charmosos com um menu típico da estação, o que inclui sopas, fondues, massas, entre outras opções, e bebidas para nos esquentar não faltam. Eu arrisco a dizer que a preferência nesta estação é pelo vinho tinto. Para os sortudos que têm lareiras, é hora de acendê-las. E para quem curte, porque não tostar o marshmallow na fogueira?

Seja qual for a sua preferência para se esquentar neste inverno, acho que devemos pensar também naqueles que não têm a mesma oportunidade e vivem em situação de rua tentando se esquentar perto de fogareiros improvisados ou nos papelões espalhados pelo chãos. São centenas de pessoas que vivem nesta situação, nos mais diversos bairros da cidade.

Por isso, não custa nada separarmos um tempo para tirarmos dos nossos guarda-roupas aquelas malhas, casacos, sapatos e outras peças, que não usamos há um bom tempo, e que provavelmente não usaremos mais, para doarmos para quem precisa. Isto é ser solidário e nos colocarmos no lugar do próximo. Nada é pior do que passar frio e os pontos de coleta estão espalhados pela cidade.

Você é solidário? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.