Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A magia do Mosteiro de São Bento

Os cantos que nos remetem à Idade Média são apenas um dos atrativos

A fundação do Mosteiro de São Bento data de 1598, em pleno coração de São Paulo e no sítio histórico mais antigo da cidade. De lá para cá, ele passou por quatro construções, a primeira delas foi uma pequena ermida e a última o atual edifício do século 20, mas sem nunca perder a sua magia. Internamente, a sua construção encanta e nos remete à Idade Média ao som dos cantos gregorianos. E o Mosteiro tem muito mais a oferecer para todos nós.

A história do Mosteiro de São Bento começa menos de cem anos depois do Descobrimento do Brasil, quando o discípulo do Padre José Anchieta, Simão Luís, que entraria para a história como Frei Mauro Teixeira, ergueu uma pequena capela que viria a se transformar no Mosteiro de São Bento. E o local foi escolhido de forma muito especial, anos antes, ele conheceu o Cacique Tibiriçá e foi exatamente no local onde ficava sua Taba que ele lançou a pedra fundamental do Mosteiro.

Naquela época, São Paulo era uma vila, tinha como marco o Pátio do Colégio e poucos moradores. Mas ao longo dos anos, a cidade cresceu, se modernizou e o Mosteiro de São Bento acompanhou as mudanças. No final do século XIX foi construído o Ginásio de São Bento, atual Colégio de São Bento.

Em 1910 foi a vez da construção da sua nova igreja, a Basílica, seguida pela sua decoração interna, ambas ao estilo da escola artística de Beuron, criada pelos monges beneditinos da Alemanha. Anos depois, foram instalados os sinos e o relógio, eles estão entre os símbolos mais imponentes da cidade.

E todos nós podemos conhecer de perto estas maravilhas e também assistir aos domingos a Tradicional Missa dos Monges, a Santa Missa que comemora a Sagrada Refeição Eucarística, embalada, é claro, pelos cantos gregorianos.
Aliás, aos amantes de cantos gregorianos, o Mosteiro não apenas oferece cursos, como também o seu acervo está disponibilizado em website.

Outro atrativo é o seu brunch, que acontece sempre no último domingo de cada mês, quando os monges abrem as portas de seu refeitório. Ele é bastante concorrido, mas vale muito a pena. E para levarmos para casa, a padaria do Mosteiro de São Bento e a sua loja no Jardim Paulista oferecem uma variedade de bolos, pães, geleias, biscoito e até cervejas artesanais.

Acompanhando a modernidade, os pedidos podem ser feitos pela loja virtual e pelo delivery. Mas nada substitui uma visita ao Mosteiro de São Bento para apreciarmos tudo o que ele nos oferece. Quem nunca foi, não sabe o que está perdendo!.

Você já foi ao Mosteiro de São Bento? Compartilhe

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.