Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Viagem no planetário

Um programa que vale para todas as idades

Quando éramos crianças, um dos roteiros que fazia parte das excursões escolares era visitarmos o Planetário Aristóteles Orsini, em pleno parque Ibirapuera, na zona Sul de São Paulo. Para muitos de nós, este programa era literalmente uma viagem, nos deitávamos no chão, ficávamos apreciando o céu, as estrelas, as constelações e os cometas, e sonhando que um dia seríamos astronautas. Hoje mais moderno, ele é um programa para todos.

A própria construção do Planetário Aristóteles Orsini, inaugurado no ano de 1957, já nos dava a sensação de que estávamos entrando em uma nave espacial que nos levaria para outro planeta. Dentro dele, podíamos apreciar os objetos celestes mais fascinantes. E depois de passar por um processo de revitalização e reformas em três ocasiões, hoje, ele é considerado moderno e está diferente de como o conhecemos quando crianças.

Em sua sala de 550 metros quadrado em forma circular, o chão deu lugar a poltronas idênticas às das salas de cinema, aonde podemos assistir ao espetáculo das configurações dos astros, constelações, meteoros, rotações dos planetas e eclipse, tudo isso por meio de projeção luminosa. Ele continua sendo uma viagem ao tempo e até oferece uma simulação nesse sentido pelo sistema solar, eclipses, fases da Lua entre outros.

Primeiro planetário do Brasil, o seu prédio também é um importante patrimônio histórico, científico e cultural, tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).

Mas ele não é o único de São Paulo. Há também o Planetário Municipal do Carmo – Professor Acácio Riberi, localizado na zona Leste da cidade. E outra opção é a do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, que oferece sessões de observação com telescópios. Para quem nunca foi, o programa é imperdível. E para quem já foi, por que não voltar?

Você já foi ao planetário? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.