As plantas e a água da torneira
Uma combinação nem sempre perfeita
Uma amiga me contou que mesmo cuidando e regando frequentemente as suas plantas, elas não pareciam muito felizes, e que as folhas verdes deram lugar às folhas amareladas e as flores custaram a aparecer. Mas quando chovia tudo era diferente, elas voltavam a ficar contentes, e foi assim que ela constatou: planta não gosta de água da torneira. E como estamos em uma época de escassez de chuva, uma característica típica do inverno, o caminho foi ela buscar uma alternativa.
Para quem gosta e cuida de suas plantas, nada é mais desanimador do que vê-las com aquele aspecto murcho. E foi por isso que a minha amiga foi tentar entender o que estava acontecendo com as suas plantas. Em uma conversa de praça, ela recebeu uma dica preciosa: coloque um pouco de vinagre ou esprema um limão em um balde, encha-o de água e regue as suas plantas com esta mistura.
Seguindo a receita, em poucos dias as suas plantas ganharam um novo aspecto, as folhas voltaram a ficar verdes e as flores nasceram. Curioso, eu fui pesquisar o porquê e descobri que na maioria das plantas a faixa ideal de potencial de hidrogênio, que conhecemos por ph, é entre 5,5 e 7,0. Porém, a água que chega nas nossas torneiras tem um ph que varia de 6,0 a 9,5.
Isto significa dizer que muitas vezes ela chega com um índice mais elevado do que o tolerado pelas plantas. E é exatamente para equilibrar o ph que entra a função do vinagre ou do limão. Uma receita simples e caseira que pode fazer toda a diferença também para as suas plantas.
Você já usou esta mistura? Compartilhe: