Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O nosso querido Parque Ibirapuera

São 65 anos de história e um presente para todos nós

Programa favorito de muitos paulistanos, o Parque Ibirapuera é um ícone da cidade de São Paulo, com projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer e um paisagismo desenhado por Otávio Augusto Teixeira, que criaram beleza por todos os lados. Tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo, ele é ideal para práticas esportivas, caminhadas e para apreciar diversas atividades culturais, além do famoso show de luzes no fim de ano. O nosso querido parque completou 65 anos e histórias não faltam para contar.

Tudo começou nos anos de 1920 quando o prefeito de São Paulo, José Pires do Rio, inspirado no Hyde Park, de Londres, e no Central Park, de Nova Iorque,
teve a ideia de criar o Parque Ibirapuera. O local escolhido não foi de imediato o ideal, o terreno era úmido e constantemente alagava, motivo pelo qual o seu nome vem do idioma tupi, ypi-ra-ouêra, que significa pau podre ou árvore apodrecida. Muitos não sabem, mas para que ele se tornasse uma realidade, algo teria que ser feito.

Foi então que o funcionário municipal, Manuel Lopes de Oliveira, conhecido como Manequinho Lopes, e que dá nome ao Viveiro do parque projetado por Burle Marx, idealizou o projeto de cultivar eucaliptos australianos para reduzir a taxa de umidade, entre outras plantas ornamentais. A empreitada deu certo e finalmente o Parque Ibirapuera foi inaugurado, em 1954, como um presente para a cidade de São Paulo.

E um presente para todos nós, pois é de encher os olhos as suas construções arquitetônicas, como o Planetário, a Oca, o Auditório Ibirapuera, o Pavilhão da Bienal e o MAM, Museu de Arte Moderna. Charme também não falta no Pavilhão Japonês e no Jardim de Esculturas. Há também as escolas de Astrofísica e de Jardinagem e o imponente Lago cercado por pistas de caminhada, que no passado era palco de passeios de pedalinho e de barco.

Outro marco é a fonte do Lago, que no fim de ano ganha uma dança de luzes atraindo multidões. São tantas as atrações do Parque Ibirapuera, que ele cativa milhares de pessoas todos os anos, de vários cantos do mundo, o que não seria para menos. Pulmão verde em plena cidade, ele é o parque mais visitado da América do Sul.

O que você mais gosta do Parque Ibirapuera? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.