Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Mais empreendimentos em São Paulo

Com destaque para a na zona Leste, em volume de alvarás concedidos

A construção civil é um termômetro da economia nacional, ela gera milhares de empregos e movimenta uma gigantesca cadeia que envolve diversos prestadores de serviços e fornecedores de equipamentos e insumos. Um indicador de que ela pode estar entrando em um período de retomada em São Paulo é o número de alvarás concedidos pela Prefeitura, que teve um crescimento de 58,7%, principalmente na região Leste da cidade.

Constantemente, São Paulo ganha novos empreendimentos imobiliários. A cidade considerada uma selva de pedra, ao que tudo indica ainda tem espaço para crescer. Apesar da ausência de terrenos em algumas localidades, o que se nota são casas e casarões serem derrubados para darem lugar aos edifícios residenciais e comerciais, e isto tem acontecido em vários bairros.

Tanto que somente em um período de doze meses, de junho de 2018 a junho deste ano, a Prefeitura autorizou 822 projetos para a construção de empreendimentos verticais na cidade. Este número representa um crescimento de 58,7% no período, segundo dados coletados pela FIPE em parceria com Abrainc, Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias.

A principal região de concessão de alvarás foi a zona Leste, representando 44% do total, seguida pela Norte, com 18,1%, Sul, com 17,8%, a zona Oeste com uma participação de 16,4% e, por último, a central, representando 3,3%, o que se explica pela alta concentração de prédios já existentes na região. E se pararmos para notar, pouco se vê em termos de construções de novas casas, os edifícios estão tomando conta. Será que isso se explica somente por uma questão de segurança e comodidade?.

Qual é a sua opinião? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.