Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O mundo nas palmas das mãos

Basta acessar um aplicativo

Cada dia que passa, surgem novos aplicativos que nos oferecem os mais variados serviços. Eles passaram a fazer parte da nossa vida de tal forma que, em média, os brasileiros têm 70 aplicativos instalados e passam mais de três horas por dia usando o celular, o que nos coloca em 5º lugar no ranking mundial. Entre os mais populares, podemos destacar o Instagram, Facebook e o WhatsApp. Tem também os de mobilidade e de entregas de comida, entre tanto outros, que nos oferecem comodidade.

Para entender o fenômeno dos aplicativos móveis, somente no ano passado foram feitos cerca de 200 bilhões de downloads no mundo, 35% mais que em 2016. Já no Brasil, a média de crescimento foi de 25% no período. Os dados da App Annie mostram que definitivamente, eles chegaram para ficar. Outro estudo, este da Quantas Pesquisas, revela que sete a cada dez paulistanos utilizam aplicativos de mobilidade.

Não apenas os de mobilidade, mas de outros serviços têm se tornado bem populares, como os de lojas, e isso foi comprovado por um levantamento do SPC Brasil. Nada mais, nada menos, do que seis em cada dez internautas fizeram compras por meio de aplicativos de lojas nos últimos 12 meses, contados até o mês de agosto. Hoje, eles representam mais de 30% das vendas do comércio eletrônico e a tendência é este percentual aumentar.

E basta você pensar em algo, que logo tem um aplicativo para isso, seja para saber a previsão do tempo, como chegar à determinada rua, abrir uma conta digital, aprender uma nova língua, solicitar serviços para a sua casa, um cabeleireiro ou uma costureira, entre tantos outros. O mais interessante é que este mundo digital está apenas começando, a criatividade é tamanha, que em breve veremos serviços disponíveis nos aplicativos que nem imaginávamos.

Qual aplicativo você mais usa? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.