Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Atração para todos os públicos

Peças teatrais atraem milhões de pessoas todos os anos, principalmente as musicais

As grandes produções caíram no gosto não apenas do paulistano, mas de milhares de pessoas que veem para São Paulo para irem ao teatro. Desde o final da década de 1990, a cidade tem recebido espetáculos para todos os públicos, grande parte importada da Broadway, como Chicago, Grease e o Fantasma da Ópera, este último em cartaz até o final deste ano. Cada vez mais, o roteiro aumenta, principalmente de musicais que movimentam uma cifra considerável.

Programa imperdível para muitos, o que temos visto nos teatros de São Paulo são produções cada vez mais grandiosas, com cenários e figurinos que impressionam. O roteiro é extenso, a cidade é palco de centenas de espetáculos todos os anos, que recebem milhares de espectadores. O grande destaque fica para os musicais, gradativamente mais numerosos.

Somente neste ano, nós tivemos Billy Elliot – O Musical, O Frenético Dacin’ Days, Carmen, a Grande Pequena Notável, Um dia na Broadway, A Bela e a Fera – O Espetáculo Musical e Cinderella, entre tantos outros. Quem teve a oportunidade de ir a um deles, percebeu o quanto as produções por aqui não deixam nada a desejar. Ao contrário, elas estão cada vez mais sofisticadas, deixando para traz o que chamávamos de teatro mambembe.

Aliás, este termo, teatro mambembe, surgiu por volta do século XII, na Europa,
com as companhias teatrais que iam de cidade em cidade, transportadas por carroças e literalmente seus membros carregavam suas casas nas costas, pois não tinham moradia definitiva. Hoje, o cenário é bem diferente, notoriamente, no profissionalismo dos atores e na riqueza das produções.

O que gera também riqueza para a cidade. Tanto que uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido da Sociedade Brasileira de Teatro Musical, mostrou que somente em 2018, o teatro musical movimentou R$ 1 bilhão em São Paulo. A maior parte, cerca de 81% do total, refere-se aos gastos dos espectadores, com alimentação, hospedagem, transporte, entre outros.

Para o estudo foram avaliados 28 espetáculos que contaram com a presença de mais de um milhão de espectadores, 25% deles de outras cidades. Agora, imagine se nesta conta fossem considerados todos os espetáculos teatrais que acontecem por aqui. São centenas anualmente e alguns números mostram que eles atraem aproximadamente três milhões de espectadores.

Você gosta de teatro? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.