Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os clubes da cidade

Em São Paulos são mais de três mil, em muitos deles, os titulares passaram de geração para geração

O Brasil tem mais de 120 clubes sociais e esportivos centenários, o mais antigo de São Paulo é a Associação Atlética Ponte Preta, fundada em 1900. Também na cidade está o Esporte Clube Pinheiros, o maior clube esportivo da América Latina, reconhecido por formar atletas medalhistas no país e no exterior, e o mais tradicional deles é o Club Athletico Paulistano. Espaços para práticas esportivas e de lazer, os clubes são associações que reúnem pessoas com características em comum, por isso, cada clube tem seus costumes e hábitos.

Em meio à criação de condomínios que oferecem toda a estrutura de lazer e a proliferação de academias de ginástica, principalmente a partir da década de 1980, muitos clubes perderam seu espaço, alguns fecharam as suas portas, mas em São Paulo ainda existem mais de três mil, segundo o Sindi Clube. Em muitos deles, os titulares passaram de geração para geração, e nestes espaços podemos ver pessoas de todas as idades convivendo juntas.

Para quem é frequentador de um clube, muitas atividades são oferecidas, reunindo pessoas que, pelo convívio e afinidade, acabam se tornando amigas. Há também os que preferem ir ao clube somente nos finais de semana, simplesmente para almoçarem com suas famílias. Cada clube tem as suas peculiaridades e geralmente pelo valor do título, ele já restringe bem o público.

Há também os que pela formalidade restringem a inclusão de novos associados, portanto, os clubes acabam sendo espaços de sociabilização restrita, o que para muitos pode parecer uma forma de exclusão. Mas se pararmos para pensar, também fazemos isso fora do ambiente dos clubes, selecionando as pessoas que queremos conviver.

Você frequenta algum clube? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.