Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O calor chegou intensamente

Nesta estação do ano, alguns cuidados são básicos para a nossa saúde

Em plena primavera a temperatura já está com a cara do verão, na casa dos 30 graus, o que requer cuidados com a saúde. Além de uma alimentação mais leve, uso de protetor solar e muita hidratação, nesta época do ano há uma incidência de irritações no trato respiratório e na mucosa dos olhos, tipicamente da primavera. O importante é manter o ambiente ventilado, abrir as janelas e deixar o sol entrar.

Pelo calor que estamos passando, ao que tudo indica, o verão será bem quente. Mas antes disso, ainda temos toda a estação da primavera, conhecida pela sua temperatura mais amena, acompanhada pelo aumento da umidade do ar. Assim deverá ser ao longo desta estação, mesclada com dias mais quentes, como já temos visto nos últimos anos, pelo aumento das temperaturas.

Especificamente na primavera, alguns fatores são diferentes das demais estações. Ao mesmo tempo em que somos presenteados pela abundância da natureza e das flores, os pólens que seguem pelo ar para perpetuar a espécie podem nos causar alergias, coceiras no nariz e coriza. A temperatura mais amena e a umidade do ar geram um ambiente propício para proliferação de ácaros, fungos e bactérias, que podem prejudicar a mucosa dos olhos.

Inclusive, a primavera é a estação mais propícia para a conjuntivite e aqui vale algumas dicas para evitá-la, como lavar os olhos com soro fisiológico antes de dormir e evitar o contato direto das mãos com a mucosa ocular. Muitos de nós temos o hábito de esfregar os olhos com as mãos, o que não é nada indicado.

Mas é também nesta época do ano que sentimos mais leveza e mais ânimo, justamente pelas temperaturas mais amenas e abundância das flores.

Quais cuidados você toma nesta estação? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.