São Paulo lidera em competitividade

Ranking mapeou todos os estados do país em quesitos como educação e segurança pública

Recentemente, o CLP – Liderança Pública divulgou o Ranking de Competitividade dos Estados de 2019. Foram avaliados os 26 estados do país mais o Distrito Federal. São Paulo ficou em primeiro lugar, em destaque para infraestrutura e educação. Ao todo, foram considerados dez pilares para esta avaliação, são eles: infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação.

Considerada uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, pela quinta vez no Ranking de Competitividade dos Estados, São Paulo foi o primeiro colocado em infraestrutura, educação e inovação. Em sustentabilidade ambiental e potencial de mercado, ocupou o segundo posto. Por outro lado, em alguns quesitos São Paulo não foi tão bem. Como em qualidade do serviço de telecomunicações e qualidade da energia elétrica.

Ainda falando de educação, entre os estados do país mais o Distrito Federal, São Paulo é o primeiro colocado nos indicadores avaliação da educação, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Índice de Oportunidade da Educação, taxa de frequência líquida do ensino médio e taxa de atendimento do ensino infantil.

O Ranking compara os estados com os melhores indicadores em comparação com a média dos países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para ter uma ideia, a economia do Estado de São Paulo é maior que a de países como Polônia e Suécia. Depois de São Paulo, Santa Catarina e o Distrito Federal ocuparam, respectivamente, a segunda e a terceira posição.

O que precisa melhorar em São Paulo? Compartilhe: