Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Pernilongos

Há como nos prevenirmos deles e usando repelentes naturais

Nada é mais desagradável do que o zumbido dos pernilongos e as suas picadas que causam coceiras e machucados. Nós estamos praticamente a um mês para a entrada do verão e é nesta estação do ano que eles estão mais presentes. Há várias formas de nos livrarmos dos pernilongos, a principal delas é evitarmos os criadouros. Também existem vários repelentes naturais para quem é avesso aos inseticidas.

Pernilongos adoram as temperaturas elevadas e muita água parada. Este é o ambiente ideal para eles se reproduzirem, portanto, o primeiro passo é atentar-se ao acúmulo de água em calhas, em vasos de plantas e manter a caixa d’água coberta. Olhando para os lados, o perigo pode estar no terreno do seu vizinho. Se for baldio, notifique a Prefeitura para que seja feita a manutenção necessária, e também se houver um bueiro entupido.

Em casa, alguns repelentes naturais servem para afastar os pernilongos. O mais conhecido deles é a citronela, plantada no caminho do vento, ela repele os insetos. Feito chá com as suas folhas, pode ser usada no chão, nas portas e nas janelas. Alfazema e lavanda também são indicadas para afastar os pernilongos, bem como o alecrim e o manjericão, comumente usados na culinária. Outra dica é o cravo-da-índia.

Com apenas 10 gramas de cravo-da-índia, ½ litro de álcool e 100 ml de óleo de amêndoa, após curtido por quadro dias, está pronto um repelente natural para usarmos no corpo. Para quem prefere comprar pronto, uma dica é passar o repelente spray na roupa para aumentar a sua eficácia. Para quem optar por inseticidas, atente-se ao uso correto e verifique se pode utilizá-los. Para algumas pessoas, eles causam reações na pele e intoxicação das vias aéreas.

Como você combate os pernilongos? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.