Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Escritórios corporativos

Em São Paulo pode haver uma carência pelos de alto padrão

São Paulo é uma cidade que pulsa e prova disso é a grande procura por escritórios corporativos de alto padrão. No centro econômico do país, em algumas regiões, a chamada taxa de vacância, que é a medida do espaço não locado em um empreendimento, está bem baixa. Um bom sinal de que os negócios estão indo bem e melhorando. Para se ter uma ideia, no Itaim Bibi já não há mais empreendimentos disponíveis.

O que pode ser uma medida de que a economia está melhorando é a taxa de ocupação de prédios corporativos. Em São Paulo, no terceiro trimestre deste ano, foi registrada a menor taxa de vacância de edifícios de alto padrão dos últimos seis anos, na ordem de 14%. O levantamento da Colliers International Brasil mostra que as taxas mais baixas estão no JK, Vila Olímpia, Barra Funda, Faria Lima, Berrini e Paulista.

E os motivos para isso estar acontecendo são os mais diversos, como o crescimento das startups, indústrias que antes tinham escritórios internos preferiram ter esta operação externa e até faculdades que aproveitaram o bom momento de queda de preço do metro quadrado e conseguiram uma boa negociação.

Outro levantamento, também da Colliers International Brasil, revela que na América Latina, São Paulo só perde para a Cidade do México em espaço dedicado a este tipo de empreendimento, ou seja, de alto padrão. A segunda cidade brasileira que aparece no ranking é o Rio de Janeiro, que ocupa o 7º lugar. Isso mostra que São Paulo ainda concentra um grande poder econômico.

Tem mais espaço para escritórios de alto padrão? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.