Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A histórica Rua 25 de Março

Nesta época do ano, ela recebe mais de um milhão de pessoas por dia

Considerado o maior centro comercial a céu aberto da América Latina, a Rua 25 de Março, na região central de São Paulo, recebe nesta época do ano mais de 1 milhão de pessoas por dia, que vão em busca dos mais variados produtos com o apelo de preços mais atrativos. O nome da rua é uma homenagem à data em que o Imperador Dom Pedro I outorgou a primeira Constituição do Brasil, no dia 25 de março de 1824, e os primeiros comerciantes que ali chegaram foram os imigrantes árabes.

Andar pela Rua 25 de Março faz parecer que estamos em um verdadeiro formigueiro, é gente por todos os lados, principalmente nesta época do ano. Por lá, são diversas lojas varejistas e atacadistas, que vendem desde miudezas até produtos eletrônicos, além dos camelôs. Há também dois shopping centers, o Shopping 25 e a Galeria Pagé, que reúne cerca de 170 estandes, além de grandes redes varejistas. Ao todo, são cerca de 350 lojas.

Tudo começou no século XIX, quando os imigrantes árabes abriram as primeiras lojas. De lá para cá, milhares de comerciantes e vendedores ambulantes ali se instalaram. No passado, a Rua 25 de Março era bastante conhecida por fornecer aviamentos e produtos para costura, hoje, apenas alguns armarinhos sobreviveram. O ponto forte passou a ser o comércio de artigos de decoração, festas, bijuterias, flores artificiais e brinquedos.

Ao longo dos seus 2.500 metros de extensão, opções não faltam para quem procura preço e produtos de qualidade, por lá, se encontra um pouco de tudo, o que justifica a famosa rua receber tantas pessoas, não apenas da capital, como também de outros Estados. Mais do que um local de comércio, a Rua 25 de Março é um dos principais pontos turísticos da cidade. Para quem for para lá, vale a pena visitar também o Mercado Municipal.

Você conhece a Rua 25 de Março? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.