Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A mesma história se repete

O trânsito fica caótico e as pessoas ficam irritadas. Vale a pena?

Todos os anos é a mesma coisa, no mês de dezembro o trânsito de São Paulo se transforma em um verdadeiro caos. Mais carros estão nas ruas, as pessoas ficam mais impacientes e a cidade parece que para, principalmente nas localidades próximas aos centros comerciais, como os shoppings centers e as lojas de rua. Também como é de costume, muitos deixam para fazer as compras de Natal na última hora. Todo esse estresse pode ser evitado.

O que deveria iluminar as pessoas com o espírito natalino de mais amor e paz, tem o efeito contrário. Talvez pelo cansaço do ano e aquela vontade de que ele termine logo, dezembro é um mês um tanto confuso. Visivelmente, as pessoas ficam mais irritadas e isso reflete diretamente no trânsito da cidade. É buzina para todos os lados e não raramente, xingamentos. Um desgaste que não vale a pena e que é uma perda de energia.

Nesta época, sabendo que o caos no trânsito é inevitável, cabe a cada um de nós nos prepararmos psicologicamente para isso e já sairmos de casa sem deixar com que esta frequência nos atinja. Nem sempre é uma tarefa fácil, mas é questão de praticar. Se tiver que fazer compras, evite os horários de pico, principalmente no final do dia, até porque muitas lojas ficam abertas até mais tarde do que o convencional.

E na medida do possível, tente antecipar as suas compras, quanto mais próximo ao Natal, mais movimento nas lojas e, consequentemente, dificilmente o vendedor conseguirá nos dar o mesmo atendimento que ele nos daria em dias mais tranquilos. É só uma questão de nos programarmos para que os tumultuados dias de fim de ano não alterem o nosso humor. Como eu disse anteriormente, não vale a pena, é uma perda de energia.

Como você se programa para o fim de ano? Compartilhe:

What do you want to do ?

New mail

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.