A revitalização da Vila Itororó

Símbolo da cidade de São Paulo com suas construções surrealistas

A Vila Itororó, primeira vila urbana de São Paulo, está em processo de revitalização. Quem já passou por lá, deve ter se surpreendido com as suas exuberantes construções feitas de material de demolição e com o palacete surrealista, apelidado pelos moradores de Castelo do Bixiga, composto por colunas e estátuas dos antigos teatros São José e Santana. Palco de grandes festas da sociedade paulistana, nas décadas seguintes a Vila passou por um processo de degradação ocupada por cortiços, mas esta história mudou.

Antes mesmo da publicação em 1924 do Manifesto Surrealista na França, o empreiteiro português Francisco de Castro foi um visionário ao construir a Vila Itororó, entre os anos de 1916 e 1922. A sua ideia era criar um espaço de ocupação pública com uma proposta arquitetônica diferenciada. Para isso, ele utilizou materiais de demolição, materializando o conceito de surrealismo, em 37 casas que foram construídas e alugadas, principalmente, para imigrantes italianos e portugueses.

O passo seguinte, com o dinheiro arrecadado dos aluguéis, foi a vez da construção do palacete. Com 15 colunas e 30 metros de altura, leões da Babilônia guardavam a entrada da mansão e Castro caprichou nos adornos e nas carrancas, utilizando colunas e estátuas dos antigos Teatro São José e Teatro Santana, que já tinham sido demolidos. Para completar a obra, o palacete abrigou a primeira piscina particular de São Paulo, abastecida com água do riacho do Vale do Itororó.

Por um bom tempo, o palacete foi palco de encontros políticos e festas da sociedade paulistana. Porém, afundado em dívidas, o patrimônio de Castro foi sendo tomado por credores e nas décadas seguintes a Vila Itororó passou por um processo de deterioração, principalmente após a sua morte na década de 1950. Muito tempo depois, em 2002, ela foi tombada pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (Conpresp), e pelo Conselho estadual, o Condephaat, em 2005.

Desde 2015, a Vila Itororó passa por um processo de restauração que pode ser acompanhado por visitas guiadas. Já foi aberto um centro cultural temporário no local e a primeira fase de restauração terminou no final do ano passado, com o restauro de quatro conjuntos de prédios. Não há prazo definido para a entrega das próximas fases, mas a expectativa é de que a revitalização do palacete aconteça até 2022. Vale a pena acompanhar!

Você conhece a Vila Itororó? Compartilhe: