Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Hoje é o Dia do Soldado

O Brasil tem o 15º maior contingente de soldados na ativa do mundo

A data é uma homenagem ao Patrono do Exército Brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias. Nascido em 1803, na Capitania do Rio de Janeiro, ele herdou a herança militar do seu pai, que serviu ao exército português no Brasil. Com a vinda da família Real, o país elevado à categoria de Reino Unido e posteriormente a Independência, tudo isso transformou a vida de Duque de Caxias. Hoje, o local de seu nascimento é o Parque Histórico Duque de Caxias, em Duque de Caxias (RJ).

Historicamente, as forças militares no Brasil começaram a passar por uma transformação quando o Brasil tornou-se independente, em 1822, e adotou o modelo imperial, tendo na liderança D. Pedro I. Inclusive, foi Luiz Alves de Lima e Silva , na época Tenente, que recebeu das mãos de D. Pedro I a bandeira do Império recém-criada, na Capela Imperial.

Mais adiante, no período Regencial, várias revoltas começaram a eclodir no país, o que se deu a partir de 1838. Na época, já promovido a Tenente-Coronel, Duque de Caxias comandou com muito êxito a dissipação de várias dessas revoltas. Ao longo de sua carreira, ele ocupou cargos estratégicos, como o de Marechal do Exército, Comandante-Chefe das Forças do Império e por três vezes o de Ministro da Guerra.

O título de Duque ele recebeu em 1869 pelos serviços prestados na campanha contra o Paraguai. Duque de Caxias faleceu nove anos antes do Brasil se tornar um República. De lá para cá, vários movimentos separatistas ocorreram em solo brasileiro, mas o país se manteve unido. Hoje, as forças armadas brasileiras atuam principalmente na segurança interna e em algumas ações das Nações Unidas.

Hoje, o Brasil tem 334.500 soldados na ativa e mais de 1,3 milhão em reserva. Considerando apenas o contingente na ativa, somos o 15º maior exército do mundo. Nos primeiros lugares estão a China, com mais de 2,1 milhão, seguida pela Índia, que tem mais de 1,3 milhão, e os Estados Unidos, onde o número de soldados na ativa é de 1.281.900.

Qual é a importância do Exército Brasileiro? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). É provedor (presidente) da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.