O sonho de voar
São 70 clubes de paraquedismo cadastrados, o principal deles está localizado em Boituva (SP)
No Brasil, o paraquedismo começou oficialmente em 1931 e hoje é o Dia do Paraquedista, em homenagem ao engenheiro André Jacques Garnerin. Em 1797, ele saltou de um equipamento parecido com um guarda-chuva, tornando-se o primeiro ser humano a pular de paraquedas. O seu equipamento foi baseado em um modelo aerodinâmico de Da Vinci. De lá para cá, houve muita evolução em termos de equipamentos e segurança.
O Centro Nacional de Paraquedismo (CNP) está localizado em São Paulo. Tudo começou em 1971, quando o advogado Newton Raul Faria de Almeida, morador de Boituva (SP), decidiu realizar em sua chácara uma apresentação de paraquedismo para angariar fundos para a Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus. A ideia foi tão bem sucedida, que ele pensou em montar um centro nacional reservado para o paraquedismo.
Anos depois, seria fundada a escola de paraquedismo e o Centro Nacional de Paraquedismo (CNP), localizado em Boituva (SP) se tornou referência nacional e internacional ao sediar o Campeonato Mundial de Paraquedismo. Curiosamente, antes de abrigar o CNP, o local foi um campo de pouso usado para o transporte de engenheiros que trabalhavam na construção do trecho de Boituva da Rodovia Castello Branco.
Em todo o país, segundo a Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq), são 70 clubes cadastrados que oferecem cursos de paraquedismo e infraestrutura para quem pretende se tornar um atleta regular ou simplesmente para fazer do paraquedismo um hobby. Também pelos dados da CBPq, são mais de 4.200 atletas registrados. E somente neste ano, a Brigada de Infantaria Paraquedista formou 747 militares do Exército Brasileiro e dois militares da Força Aérea Brasileira.
Você teria coragem de saltar de paraquedas? Compartilhe:
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.