Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As maravilhas do Jardim Botânico de São Paulo

Oficializado em 1938, as visitações podem ser presenciais ou por tour virtual

Considerado um laboratório ao ar livre, o Jardim Botânico de São Paulo faz parte do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), a terceira maior reserva de Mata Atlântica do município de São Paulo. Ao longo dos seus 360 mil m², os visitantes encontram tantos atrativos que nem parece que eles estão em plena capital paulista. Tudo começou em 1929, quando o naturalista Frederico Carlos Hoehne foi convidado para implantar um Jardim Botânico, ante disso, o local servia para captação de água para abastecer o Ipiranga.

Oficializado em 1938 com a criação do Departamento de Botânica, o Jardim Botânico abriga 380 espécies de árvores que são utilizadas para pesquisa e conservação. Também é possível encontrar animais livres no jardim, como o tucano de bico verde, a preguiça, bugios e roedores. Já a primeira atração de quem chega ao Jardim Botânico é a Alameda Fernando Costa. Com uma passarela suspensa observa-se a mata natural e as águas cristalinas do córrego Pirarungáua.

No Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues, construído em forma de cruz, um dos atrativos é o seu vitrô central que retrata a flora brasileira. E nos Jardim dos Sentidos, os visitantes podem tocar as plantas e sentir seus aromas e texturas, na coleção de plantas aromáticas. O espaço foi adaptado para atender deficientes visuais e cadeirantes.

Inspirado no Jardim Botânico de Upsala, Suécia, onde trabalhou Carl Linnaeus, considerado o “pai da taxonomia”, nas extremidades do Jardim de Lineu foram construídas as escadarias, em 1928, com design similar às colunas gregas. Outro marco do Jardim Botânico são as estufas de ferro inglês, uma delas abriga plantas tropicais e a outra, exposições temporárias.

E para quem gosta de fazer trilhas, o Jardim Botânico oferece uma suspensa de 360 metros que adentra o interior da Mata Atlântica e que tem como destino as nascentes do Riacho do Ipiranga. A trilha foi adaptada para pessoas com mobilidade reduzida. O Jardim Botânico está aberto ao público de terça a domingo, e pelo portal é possível fazer um tour virtual.

Você conhece o Jardim Botânico de São Paulo? Compartilhe:

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.