Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As promessas que fazemos

Nessa grande metrópole, o que falta é a colaboração de todos

A cada fim de ano, muitos de nós fazemos uma série de promessas com o objetivo de cumpri-las no próximo ciclo de doze meses, até que um novo ano se inicie. Cada um traça as suas metas e objetivos, desde as mais simples até as mais arrojadas. Entre elas, as mais comuns são: emagrecer, mudar hábitos, praticar atividades físicas e economizar dinheiro. Há também os que almejam mudar de emprego, de casa ou trocar de carro. E por que não? Mudar de cidade, de país e até começar um novo curso.

Não importa a idade, é sempre o momento de buscar novos sonhos e realizações e isso se dá principalmente e tradicionalmente na virada do ano. Uma das explicações é por esse ser o período de encerramento de um ciclo que desperta novas ambições em que muitos repensam suas vidas, o que conquistaram ou mudaram ao longo do ano que se encerrou.

Por outro lado, muitos se esquecem das promessas que fizeram e, assim, mais um ano se vai. Enquanto outros, ao longo do ano, mudam as suas metas e objetivos. Realizadas ou não, o importante é não se frustrar ou se sentir incapaz. Se for realmente relevante para você, como dizia Raul Seixas, “tente outra vez”. Nunca é tarde para recomeçar uma promessa ou uma meta.

Mesmo que tenhamos aprendido que promessa é dívida, não devemos nos cobrar tanto. Tudo tem a sua hora e devemos buscar viver com mais leveza. A vida nos ensina a cada momento. É olharmos para nós mesmos, respeitarmos os nossos limites e talvez deixar de lado promessas severas que sejam um  sacrifício. Talvez um dos grandes aprendizados do que estamos vivendo é não deixarmos de sonhar e de ter esperança.

Você faz promessas no fim de ano e as cumpre? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.