Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Vacinômetro

Ferramenta permite acompanhar em tempo real o número de vacinados contra a covid-19

Na segunda quinzena de janeiro, o Governo de São Paulo lançou o vacinômetro, uma ferramenta digital que permite a qualquer pessoa acompanhar, em tempo real, o número de vacinados contra a covid-19 em todo o Estado. Desenvolvida em parceria com a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado), o sistema, chamado de Vacivida, está integrado ao aplicativo Poupatempo Digital e também tem como objetivo abastecer a base de dados do Ministério da Saúde.

Disponível no portal do Governo de São Paulo, www.vacinaja.sp.gov.br, o Vacivida oferece um pré-cadastro para as pessoas que estão nos grupos alvo para receberem a primeira dose da vacina, em um primeiro momento, profissionais da saúde, grupos indígenas e quilombolas. A plataforma faz o registro digital da vacinação e envia um lembrete para a aplicação da segunda dose.

Além disso, cada pessoa vacinada receberá um comprovante com mecanismo antifraude. No verso, o documento terá um QR Code direcionado ao aplicativo do Poupatempo Digital, que dará acesso a um documento digital que certifica a participação na campanha. De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, o sistema permite ainda notificar possíveis eventos adversos individuais à Vigilância Epidemiológica.

O Estado de São Paulo é composto por 645 munícipios. Além de ser o mais populoso do país, são cerca de 46 milhões de habitantes, sendo mais de 12,3 milhões na capital paulista, a sua população supera a dos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Se fosse um país, o Estado paulista seria o 32º em número de habitantes, superando países como Canadá, Peru e Austrália.

O que você achou da iniciativa? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.