O impulso do comércio local

Os brasileiros passaram a comprar mais em lojas de bairro

No final do ano passado, a Mastercard fez uma pesquisa para compreender melhor os hábitos de compras dos consumidores após o período de confinamento. As principais constatações são que a maioria dos brasileiros, 76%, começou a consumir em comércios locais durante a quarentena e 91% disseram que continuarão com a preferência por comércios locais em um cenário pós-pandemia. A pesquisa foi realizada em 13 países da América Latina, entre eles: Brasil, México, Chile, Colômbia, Argentina e Peru.

A pesquisa também constatou que 64% dos entrevistados brasileiros estão ativamente comprando para ajudar as lojas independentes, 87% disseram que os últimos meses os tornaram mais conscientes dos necessitados e 88% revelaram que sentem um maior senso de comunidade agora. O comércio local é de suma importância para a economia e para a região a qual ele está localizado, gera empregos e estimula o surgimento de novos empreendedores.

Quando compramos do comércio local estamos apoiando o desenvolvimento da nossa região, o que faz com que o dinheiro circule dentro do nosso bairro, como também contribuímos para beneficiar a cadeia produtiva local e reduzir deslocamentos, tanto os nossos como dos entregadores.

O mesmo estudo da Mastercard mostrou quais estabelecimentos locais esperavam por um recuperação após o confinamento. São eles: Quitandas, cafés e restaurantes locais, padarias, lojas de roupas independentes, barbeiros/cabelereiros, açougues, bares, bancas de jornais, livrarias independentes, casas de laticínios, lojas de organizações de caridade, lojas de presentes e lojas de ferragens faça você mesmo.

Apenas para ilustrar a força das micro e pequenas empresas, segundo o Sebrae, são cerca de 17 milhões no país, o que representa mais de 98% das empresas registradas e por mais de 50% dos empregos formais. Porém, com a pandemia, elas foram as mais afetadas. O Sebrae estima que entre 20% a 25% delas tiveram que fechar as suas portas no ano passado.

Você apoia o comércio local? Compartilhe: