Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

São Paulo ganha um portal interativo

Dados sobre a violência no Estado reunidos em um único lugar

Como o objetivo de fornecer mais transparência para as estatísticas de segurança pública sobre violência e criminalidade no Estado de São Paulo, recentemente, o Instituto Sou da Paz lançou a sua nova plataforma: Sou da Paz Analisa – Dados online (dadosonline.soudapaz.org/). O acesso é aberto ao público e o diferencial está na possibilidade de visualizar os dados em mapas, gráficos e análises temáticas dos pesquisadores do Instituto Sou da Paz.

Por meio de uma interface amigável, que não demanda conhecimento técnico para navegação, o portal permite que os usuários acessem mapas temáticos e gráficos cruzando diferentes crimes ou regiões e, assim, possam se informar, de maneira intuitiva e simples, sobre os índices de homicídios, roubos e outros crimes violentos em suas cidades e regiões.

Além dos mais diversos dados sobre segurança pública e ocorrências por município, o portal permite ter acesso às informações sobre as delegacias mais próximas, bastando digitar o nome de sua rua, podendo, ainda, consultar estatísticas de ocorrências registradas no Distrito Policial de sua região.

Desde 2012, o Instituto Sou da Paz divulga o boletim “Sou da Paz Analisa”. A nova versão foi criada a partir de uma demanda, pela dificuldade das pessoas, em conseguir acesso às informações da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP). Mensalmente, a Secretaria e as Corregedorias das Polícias Civil e Militar do Estado publicam dados sobre o tema. Mas com a plataforma o acesso às informações foi facilitado, reunindo esses dados e de forma intuitiva, junto às análises desenvolvidas pelo Sou da Paz.

O que você achou da iniciativa? Compartilhe:

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.