Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Previna-se de golpes

Megavazamento de dados expõe a nossa vulnerabilidade

Recentemente, o Brasil registrou o maior vazamento de dados de sua história. Foram 223 milhões de pessoas atingidas, incluindo físicas e jurídicas, o que supera a população brasileira. Foram roubados cerca de 223 milhões de CPFs, 40 milhões de CNPJs e mais de 102 milhões de contas de celulares. Com essas informações, o objetivo dos criminosos é praticar golpes, entre os mais comuns, a abertura de contas correntes e pedidos de empréstimos.

Segundo a Febraban, federação que representa os bancos, aumentou em 70% os golpes virtuais durante a pandemia, principalmente em tentativas de e-mails com vírus e links que levam a sites falsos (phishing) para obter informações como senhas, números de cartões de crédito, informações pessoais e outros dados. Alguns cuidados básicos podem nos ajudar a não cairmos nesses golpes, conforme orientações da própria Febraban e do Banco Central.

Ao receber e-mails, verifique sempre o remetente, mesmo os enviados por alguém conhecido. Não clique em links enviados por SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens de texto, mesmo que o remetente seja alguém conhecido. Não compartilhe senhas de acesso aos canais de atendimento da instituição. Lembre-se de que o banco nunca pede a sua senha. Inclusive, um golpe comum é de criminosos que se passam por funcionários do banco solicitando dados pessoais.

Além disso, não navegue em sites suspeitos e não baixe aplicativos diferentes do aplicativo oficial da instituição detentora da sua conta. Nunca forneça informações pessoais em sites ou aplicativos estranhos e, periodicamente, troque as suas senhas, evite as óbvias, como a data de nascimento. E se você verificar que foram abertas contas ou feitos empréstimos em seu nome entre em contato com a instituição financeira ou com o Banco Central.

O próprio Banco Central disponibiliza a ferramenta “Registro” para que possamos verificar se nossos dados foram utilizados no sistema financeiro sem o nosso conhecimento. Por ela, é possível acompanhar as contas correntes e empréstimos vinculados aos nossos CPF’s.

Como você se previne? Compartilhe:

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.