Otimismo dos empresários brasileiros

Pela pesquisa feita pela PwC, ele está acima da média mundial

Globalmente, os empresários brasileiros estão mais otimistas do que os de outros países. Pelo estudo global da consultoria PwC, “Family Business Survey 2021”, 78% das empresas familiares brasileiras preveem crescimento já neste ano, percentual que ficou em 65% entre os entrevistados no mundo. Outros 85% dos participantes sinalizaram que o crescimento é esperado para 2022, índice semelhante aos 86% registrados nas respostas globais.

A perspectiva positiva se deve ao forte desempenho no último ano financeiro (antes da Covid-19), no qual 63% das empresas familiares brasileiras experimentaram crescimento e apenas 13% registraram redução nas vendas. Os números brasileiros são mais otimistas do que em outros países, uma vez que, globalmente, 55% das empresas familiares cresceram, enquanto 19% encolheram.

No Brasil, o estudo da PwC indica que 23% dos respondentes estão se concentrando em proteger seu negócio principal, garantindo que sobreviva a essa fase. Em um prazo mais longo, 80% das empresas familiares querem proteger o negócio como o bem mais importante da família, semelhante às respostas dos entrevistados de outros países.

E numa lista de prioridades, 21% dos entrevistados no Brasil afirmaram que pretendem aumentar a responsabilidade da companhia e 7% disseram ter a intenção de aumentar investimentos e atividades de forma a apoiar a comunidade local. Apenas 6% dos entrevistados afirmaram ter planos para reduzir as emissões de carbono nos próximos 24 meses.

O relatório também destaca que as principais prioridades das empresas familiares brasileiras nos próximos dois anos são a expansão para novos mercados e segmentos de clientes, o aumento do uso de novas tecnologias e a digitalização, o aprimoramento das capacidades digitais e a introdução de novos produtos e serviços. A pesquisa foi feita em 87 países, com 2.801 participantes, sendo 282 entrevistas realizadas no Brasil.

O que você achou da pesquisa? Compartilhe: