Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A concessão do Zoológico, do Zoo Safari e do Jardim Botânico

Durante 30 anos, a meta é mais do que dobrar o número de visitantes

Recentemente, o consórcio Reserva Paulista recebeu a concessão do Zoológico, do Zoo Safari e do Jardim Botânico, em São Paulo. Por um prazo de 30 anos, ele será o responsável pela infraestrutura, conservação, operação, manejo e gestão dos espaços e por fomentar a pesquisa. A concessão abrange cerca de 100 hectares, 22% do Parque Estadual Fontes do Ipiranga, além de uma área de 542 hectares conhecida como Fazenda, utilizada como apoio ao Zoo, entre os municípios de Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora.

A expectativa é de que o público mais do que dobre no período da concessão, chegando a 2,6 milhões de visitantes anuais no Zoológico e a 318 mil no Jardim Botânico. Entre as mudanças obrigatórias, o consórcio Reserva Paulista terá que criar uma conexão interna e a implantação de um serviço de transporte motorizado entre o Jardim Botânico e o Zoológico e disponibilizar uma cota mensal de 40 horas para realização de eventos públicos.

Na parte de preservação, a ampliação de 32% para 50% o percentual de espécies ameaçadas e de 68% para 80% de nativas disponíveis no plantel do Zoológico, além da ampliação de hospital veterinário. Juntos, o Zoológico e o Zoo Safari têm cerca de 1,8 mil espécimes. Para ambos, a concessão também prevê a ampliação do estacionamento, a criação de uma passarela elevada. Além da instalação de um sistema de teleféricos.

O que você achou da iniciativa? Compartilhe:

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.