Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os cuidados que se deve ter na nova estação

Aproveite o outono, mas não descuide da saúde e nem da alimentação

Vem chegando o outono, a estação preferida de muitos pelo seu clima ameno e o intenso céu azul. Período que também tem como características a queda das folhas das árvores sazonais e os dias com a mesma duração das noites, se tornando mais curtos e frios à medida que o inverno se aproxima. Neste ano, segundo o Instituto de Pesquisas Internacionais para o Clima e Sociedade (IRI), o Brasil terá um outono mais úmido. E a nova estação requer alguns cuidados com a saúde.

Um deles é manter uma alimentação saudável, não deixando de lado frutas, verduras e saladas, e equilibrada com nutrientes e vitaminas para tornar o organismo mais resistente, até porque, é nessa estação que as gripes e os resfriados são mais frequentes. Sopas e caldos de legumes são bem-vindos, além de aquecerem eles nutrem e hidratam. E não se esqueça de beber água, mesmo com o clima frio.

Outra dica é manter a circulação de ar e sol nos ambientes a fim de evitar a proliferação de bactérias. Com as mudanças de tempo que ocorrerem durante o outono, alguns recorrem à automedicação, especialmente com relação aos descongestionantes nasais, o que é um erro. Os especialistas indicam que a melhor maneira de limpar o nariz é usando soro fisiológico a 0,9%, inclusive no banho, já que a água e o calor facilitam a limpeza.

Mantenha sempre limpos cobertores e colchas para a proliferação de ácaros, e evite ambientes fechados o que também favorecem a proliferação de alguns vírus e bactérias no ar, que são em maior quantidade nessa época do ano. E aproveita ao máximo essa aconchegante época do ano.

O que você mais gosta no outono? Compartilhe:

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.